segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Diferença entre Egun e Oku

Os povos de origem yorubá tem um nome especial de tratar seus antepassados,egun,esse termo identifica o antepassado masculino espíritos divinizados através de rituais específicos, aonde o morto passa a ser considerado de forma especial, ele recebe um novo nome e começa ser cultuado junto ao assentamento dos demais antepassados.

Os yorubas acreditam que o culto a egun serve para harmonizar a pessoa com o passado, mas principalmente para reverenciar aqueles que contribuíram para a nossa existência, pois como todos sabemos sem passado não existe presente e muito menos futuro.

Os espíritos dos mortos na cultura yoruba recebem o nome de oku, não é todo oku que se torna egun, mas todo egun um dia foi um oku.

A diferença esta nos rituais próprios para tornar o oku um ser divinizado, esses rituais podem ser feitos somente para os espíritos de pessoas iniciadas no culto de orisa ou de egungun, é claro que existe outros pré requisitos para que esse processo de divinização seja efetuado o homem quando vivo deve ter um comportamento exemplar se pretender um dia ser cultuado como egun.

No Brasil existe uma diferença em relação ao que é feito no território yorubá, aqui se acredita que os eguns jamais devem ter contato direto com as pessoas, isso para a tradição yorubá não procede, os antepassados ficam felizes com esse contato, essa é uma das formas de harmonizar o espírito com seu descendentes.

Quase todo espírito (oku) cria problema para os seu descendentes se não for cuidado de forma adequada, normalmente a falta de rituais fúnebres próprios e o despreparo das pessoas para cumprirem algumas exigências básicas nessa relação homem espírito terminam criando esse conflito.

Na cultura yorubá existe uma sociedade secreta que se encarrega dos rituais fúnebres, esses sacerdotes cultuam uma divindade chamada Oro, que no Brasil ainda é um pouco desconhecida.

No tocante aos espíritos dos antepassados femininos, é muito raro que seja cultuado de forma individualizado, normalmente é cultuado de forma genérica na sociedade secreta das Iya mi, exemplo iyami Osoronga, Iya mi Aiye, Iya mi Aje...


Exemplos de culto:

1-Egungun, culto de espíritos masculinos individualizados

2-Oro,culto de espíritos masculino generalizado.

3-Iya mi,culto de espírito feminino generalizado.

Observação: Não confundir com o culto aos Orisas, espíritos divinizados,e com culto no Brasil relacionado as forças da natureza.

Para melhor entendimento, não confundir com caboclos cultuados na Umbanda religião de origem Brasileira, que definiríamos como uma forma semelhante de cultuar egun, porém com diferenças, pois os espíritos da Umbanda tem ligação com a cultura Bantu, indígena, ou oriental.

Axé de Oxalá a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...