sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ritual e Sacrifício

O culto Yorubá é um culto ritualístico, onde tudo o que é feito e oferecido aos orisás faz parte de rituais.

A palavra Ritual vem do latim - Ritualis, e pode ser compreendido como sinônimo de Cerimônia. Também significa o conjunto de determinadas práticas que devem ser precisamente seguidas em ocasiões específicas. Numa conotação Ocultista, o Ritual é associado à práticas e cerimônias religiosas, que podem ser realizadas de forma individual ou coletiva.

No Ritual Cerimonial, são necessários vestimentas, instrumentos e materiais específicos. Geralmente são coordenados por um Sacerdote. Este tipo de Ritual é comum nas religiões de origem africana, e visa operar mudanças no campo físico.

Os rituais são poderosas e importantes ferramentas que devem ser utilizadas com responsabilidade e consciência. Acionam e interferem em energias naturais; criam, alteram ou desencadeiam forças no campo físico, espiritual e astral. Portanto, é aconselhável que o praticante tenha um conhecimento prévio do que irá executar. Pode ser executado a intervalos regulares, ou em situações específicas, por um único indivíduo, um grupo, ou por uma comunidade inteira; em locais arbitrários, específicos, ou diante de determinadas pessoas.

Rituais são executados em quase todas as sociedades humanas conhecidas, passadas ou atuais. Podem incluir os vários ritos de adoração e sacramentos de religiões organizadas e cultos, mas também os ritos de passagem de certas sociedades: coroação, casamentos e funerais ...

SACRIFÍCIO

Todos nós deveríamos saber o que é sacrifício. Qualquer coisa que a pessoa deseja nesta vida requer o abandono de alguma outra coisa. Conseqüentemente vida é um processo de dar e receber. A forma mais simples de sacrifício que a pessoa pode dar é o tempo e a forma mais complexa é a mudança, a transformação.

O sacrifício de tempo é a forma mais fundamental de sacrifício. Nós sacrificamos nosso tempo para o trabalho diário, para adquirir finanças para viver diariamente. Em um nível mais fundo, o sacrifício de tempo envolve paciência.

Tempo sacrificado sempre trás o resultado desejado em nossas vidas. Nós somos ensinados a procurar o reino espiritual e rezarmos para implorar a Deus favores, mas muitos de nós somos desavisados de que o reino espiritual como o físico requer algum tipo de dar para receber.

Os Yorubás acreditam que a verbalização não é bastante na relação da pessoa com o sobrenatural. O oráculo Ifá serve como orientação para oração.

Pelo oráculo nós podemos saber como rezar, para quem rezar e o que rezar.

Para o Yorubá, a divindade Orunmilá é a aproximação da oração e mostra por que nós precisamos rezar, mostra qual o melhor procedimento para elevar a oração em alguma forma de sacrifício. Neste mundo de muitas escolhas, esta aproximação é milagrosamente precisa e necessária.

As várias formas de sacrifício inclui: tempo, canção, dança, dinheiro, mudança, transformação e oferecimentos de comidas e animais.

Sacrifício é uma tentativa para rearranjar as forças do universo de forma que eles possam trabalhar para nós, resultando em paz e harmonia para nós em nosso ambiente. Dentro do culto Yorubá , sacrifício é uma tentativa dos seres humanos de enviar uma mensagem a todo este poder sobrenatural do universo.

Por exemplo, se alguém está doente um sacrifício é prescrito por uma divindade. Exú, o mensageiro divino que sempre é suposto de adquirir parte de qualquer sacrifício de sangue e compartilhar elementos da esquerda e da direita, assegurará que as divindades da esquerda adquiram a oferta. Exú faz um papel muito importante reordenando eventos universais para o bem de qualquer sacrifício.

A maioria das pessoas que comem carne estão desconectadas do descuido total da vida do pobre animal durante a sua matança (sacrifício) para beneficio deles.

Os judeus têm a comida limpa, ao serem feitos rezas em cima de animais sacrificados para consumo.

Dentro do Culto Yorubá a maioria dos animais de sacrifícios são tratados com respeito, rezados, e consumidos.

O sacrifício está explicito em nossos dias, onde neste exato momento o sangue de vários animais estão sendo derramado na terra para dar vida a outros, exemplo da leoa a caça da zebra, etc...

Dentro da visão do Culto Yorubá tradicional você é a maior parte responsável por sua própria melhoria. Se você quer a mudança de sua condição, você tem que fazer o sacrifício e transformar. Sacrifício nem sempre requer sangue, às vezes requer que a pessoa olhe em um espelho para ver além do que é refletido e fazer as mudança necessárias. Este pode ser o mais difícil dos sacrifícios.

Dentro de Ifá, o odú Irete Meji e Oturupon Oturá, proíbem o sacrifício humano, onde Orunmilá deu uma cabra como sacrifício no lugar de sua filha.

A permanência do ser humano na Terra exige sacrifícios constantes.

Sacrifício de tempo e de privação de alguma coisa em detrimento de outra.

O sacrifício das transformações e da oferta de dinheiro obtido à custa de esforço através do trabalho; tudo girando num incessante processo que se resume em dar e receber.

As oferendas sacrificias movimentam o axé com o fluído vital liberado, atuando num âmbito não-físico que altera situações indesejadas na vida humana. Os sacrifícios animais praticados pela religião yorubá, além de movimentar o axé, servem para alimentar as pessoas, uma vez que a carne é, na maioria das vezes, consumida. Cabe ressaltar que, a vida animal que se vai é rezada e seu espírito encaminhado com todo respeito.


Ebó – Oferenda

Ebó é um ritual de sacrifício em forma de oferenda, que inclui elementos determinados pelo oráculo, utilizando energias dos diversos reinos da natureza para obtenção e reversão de uma situação. A palavra ebó, vem de bo – alimentar o òrisá.

As oferendas podem ser animal, vegetal, mineral ou incluir outro tipo de sacrifício. Os ebós servem como forma de apaziguamento para evitar ou amenizar alguma situação dolorosa ou substituição diante de perigo eminente.

Axé a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...